As aplicações práticas
As vertentes da consultoria ambiental são muitas! Em especial no que se refere a trabalhar com os grupos de fauna e flora. A entomologia na consultoria ambiental é uma dessas possibilidades. Como os ambientes são complexos e envolvem numerosas interações bióticas e abióticas, entender e diagnosticar o estado de cada local não é tarefa fácil! Para isso, cada processo de licenciamento tem os grupos alvo de estudo, que são aqueles que serão mais afetados pelo tipo de empreendimento proposto.
Nesse contexto, a entomologia ocupa um papel importante. Abrigando grande diversidade de organismos, com diferentes morfologias e hábitos. Por conta dessa diversidade, as respostas que o estudo dos insetos podem oferecer são abrangentes e potencialmente esclarecedoras!
E isso se aplica aos insetos de forma geral: tanto as fases imaturas, em parte presentes nos corpos d’água dentre os macroinvertebrados aquáticos, quanto os insetos adultos, que são facilmente encontrados nos ambientes naturais. Na prática, os insetos são bioindicadores, sendo possível identificar espécies comuns atribuídas a áreas degradadas e preservadas. A frequência de ocorrência e a abundância dos grupos também podem dizer muito sobre a condição ambiental.
Como levantar essas informações?
A resposta dessa pergunta é que depende do propósito do estudo e do grupo de interesse!
Para os insetos aquáticos, ambientes de águas mais calmas, como represas, demandam coletas voltadas ao sedimento de fundo e macrófitas. Nesse caso as coletas são feitas com dragas pegadoras de fundo e peneiras. Já em ambientes de águas mais correntes, a coleta consiste em revolver pedras, folhas e demais materiais orgânicos que possam servir de abrigo. Nesses casos, as coletas usam aparatos específicos como rede rapiché e amostrador surber.
Para os invertebrados terrestres, as formas de coleta são numerosas e variadas! É necessário considerar que há grupos alados e que são mais presentes nos ambientes em determinados horários do dia, e estarão associados à copa de árvores ou flores. Outros, grupos sem asas, que estarão mais associados aos solos e serrapilheira. Logo, a entomofauna apresenta ordens que são atraídas por armadilhas aromáticas, outras que dependem de coleta ativa, e algumas que são capturadas através de pitfalls.
Unindo ambientes terrestres e aquáticos
Um panorama completo do ambiente só é possível ao explorar todas as possibilidades de coleta. Direcionar a atenção aos grupos mais responsivos e significativos em cada área é uma estratégia interessante, mas depende de conhecimento prévio, coletas anteriores e estudo de bibliografia para definir os melhores grupos de interesse. Em projetos cuja área de influência envolva tanto o meio aquático quanto o terrestre, ambas as amostragens são essenciais. Como são compartimentos relacionados, a dinâmica dessas interações é compreendida e acompanhada em estudos! A entomologia na consultoria ambiental pode ser uma solução para seus projetos.
Realizamos as coletas e análises de grupos aquáticos e terrestres. Entre em contato conosco para obter um diagnóstico completo da entomofauna em seus projetos!
Essa e outras possibilidades de atuação da Limnologia na consultoria ambiental estão em nosso Instagram, acompanhe!