Monitoramos indicadores de qualidade da água em ambientes lóticos e lênticos. Analisamos dados primários e produzimos relatórios das espécies e informações ecológicas que definam a qualidade ambiental do local avaliado.
Atuamos no monitoramento dos seguintes grupos: Fitoplâncton, Zooplâncton, Macroinvertebrados Bentônicos, Malacofauna e Carcinofauna.
O monitoramento ambiental integra a etapa do licenciamento destinada a acompanhar as comunidades biológicas, verificando seu comportamento ao longo de um determinado tempo. Esse processo ocorre quando já há um inventário preliminar da área, e já se conhece a fauna que ali existe. Para que o empreendimento possa ser construído e seguir com suas atividades, é necessário que alguns parâmetros sejam acompanhados. Nesse contexto, o monitoramento vem como ferramenta para verificar como a composição da fauna varia e responde aos distintos impactos/distúrbios ambientais. Partindo do princípio de que o meio ambiente será alterado a partir da instalação de um empreendimento, ter dados claros das fases anteriores, durante e posteriores à implantação das obras ajudam a entender a dinâmica das comunidades ao longo de cada etapa, e como variam suas respostas ao ambiente.
Monitoramento frequente
O monitoramento de fauna aquática deve ser realizado periodicamente. A duração das campanhas e intervalo de tempo entre elas variam muito, de acordo com as características do ambiente e do projeto a ser desenvolvido. Porém, em todos os casos é importante que sejam acompanhadas as comunidades aquáticas, uma vez que abrangem exemplares bastante responsivos às modificações ambientais, o que faz dessas espécies excelentes bioindicadoras da qualidade ambiental, refletindo as condições físicas, químicas e biológicas dos meios em que habitam.
Sua empresa tem projetos que envolvem o monitoramento de fauna aquática? Nossa equipe pode te ajudar, nas etapas teóricas e práticas dessa demanda.
Entre em contato conosco! Estamos à disposição para esclarecer dúvidas e desenvolver um orçamento que atenda suas necessidades.