Organismos aquáticos: quem são?

A verdade é que os organismos aquáticos são muito diversos! Peixes, répteis aquáticos e semi-aquáticos, anfíbios e até alguns mamíferos aquáticos são bons exemplos de vertebrados que se pode encontrar tanto em ambientes de água doce quanto marinhos.

E se voltarmos nosso olhar para uma escala de tamanho um pouco menor? Muitos animais invertebrados e algas habitam a coluna d’água e o sedimento. Assim, seu pequeno tamanho – muitas das vezes até microscópico- faz com que seja difícil conhecê-los.

Conheça um pouco sobre cada um dos grupos com os quais trabalhamos!

organismos aquáticos
  • Cianobactérias: São organismos procariontes e autotróficos. Mais perceptíveis quando ocorrem em florações, ou seja, momentos em que possuem colônias enormes. Modificam a cor da superfície da água e por causa disso causam problemas relacionados à entrada da luz e liberação de toxinas. 
  • Fitoplâncton: É o grupo das microalgas, organismos fotossintetizantes que possuem pigmentos e ocupam diferentes estratos dos ambientes aquáticos como um todo.
  • Zooplâncton: A fração animal do plâncton, são constituídos por Rotíferos, Cladóceros e Copépodes.
  • Macroinvertebrados bentônicos: esse grupo muda muito a depender se o foco está em animais de água doce ou marinhos. Em água doce são geralmente representados por diversas ordens de insetos em suas formas imaturas, além de sanguessugas, minhocas, nematoides….e por vezes até cnidários e poríferos. Já no ambiente marinho, temos exemplares como poliquetos, ofiuróides e equinodermos.
  • Malacofauna: São os moluscos, que em sua maioria se dividem em dois grupos, os bivalves e os gastrópodes. Animais conhecidos por suas resistentes conchas calcárias. Animais filtradores e sensíveis às alterações ambientais, podem ocupar tanto o substrato inconsolidado quanto consolidado.
  • Carcinofauna: Esse é o grupo ao qual pertencem os Crustáceos, como os siris, caranguejos e camarões.

E esses são só alguns exemplos da grande diversidade que nossos olhos não veem abaixo das águas de uma cachoeira ou das ondas do mar!

Falamos de alguns desses organismos e do dia a dia da consultoria em nosso Instagram, acompanhe!

Conte conosco para suas análises! Estamos a disposição.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *