Análises Estatísticas na Consultoria Ambiental
Além do levantamento qualitativo e quantitativo das espécies, outro aspecto sempre presente na consultoria ambiental é a avaliação das análises estatísticas dos dados. Entender a distribuição das informações, a curva de rarefação e as métricas ecológicas auxiliam para que os relatórios ganhem uma nova camada de avaliação e comparação.
Essas ferramentas se fazem especialmente importantes em inventários e monitoramentos, em que o acompanhamento dos dados ao longo do tempo permitem visualizar e perceber as mudanças nas comunidades aquáticas em cada nova etapa do licenciamento ambiental.
No caso da consultoria ambiental voltada para comunidades biológicas, apresentar índices de diversidade e saber interpretá-los contribui muito para que os resultados sejam assertivos e embasem o parecer técnico.
Ferramentas que nos auxiliam na interpretação dos dados
Para a elaboração dos relatórios e as analises estatísticas, utilizamos alguns índices ecológicos como:
- Riqueza – Referente ao número de espécies presentes na fauna em uma determinada área amostral;
- Abundancia – Número de indivíduos de uma área amostral;
- Shannon-Weaver (H’) – Espécies raras e abundantes tem mesmo peso nesse índice. Quanto mais alto o valor de o valor de H’, maior será a diversidade;
- Equitatividade – Refere-se ao grau de dominância de espécies em uma área amostral. Varia de 0 a 1.
- Simpson (C) – Mostra a dominância que se reflete na probabilidade de dois indivíduos escolhidos ao acaso na área de estudo pertencerem à mesma espécie. Varia de 0 a 1.
- Equabilidade de Pielou (J)– Mensura a uniformidade nas abundâncias das espécies amostradas;
- Índice de dominância de Berger Parker – Mede a dominância de uma ou outra espécie amostradas;
- Curva do Coletor – Mensura a acumulação das espécies de uma determinada área ao longo das amostragens (Utilizada junto com a Curva de Rarefação);
- Curva de Rarefação – É a curva do coletor aleatorizada.
Utilizamos softwares de análise que permitam computar resultados estatísticos e também representá-los de forma clara, para que gerem gráficos de fácil compreensão. Nosso objetivo é passar a informação da maneira mais direta possível.
Gostou do Conteúdo? Falamos mais sobre Consultoria ambiental aqui.
Siga a Limnofauna no Instagram! Lá você vai encontrar muitos materiais interessantes!